Retorno de Aeronave Espiã Americana está fora de Questão

O parlamentar iraniano Alaeddin Boroujerdi diz que o Irã definitivamente não vai devolver o RQ-170 avião de espionagem para os EUA, e Washington tem que compensar Teerã por violar espaço aéreo do país.

"A Casa Branca deve enfrentar as conseqüências de violar o espaço aéreo do Irã e não solicitar a devolução seu robô." Disse na terça-feira, o presidente do Majlis  (parlamento iraniano), do Comitê de Segurança Nacional e Política Externa,  Alaeddin Boroujerdi,  acrescentando que "devolver o avião RQ-170 é fora de questão." A aeronave RQ-170  stealth foi capturada  com danos mínimos por  uma  unidade da divisão de guerra eletrônica do Exército iraniano  em 4 de dezembro enquanto voava sobre o nordeste do Irã na cidade de Kashmar, cerca de 225 quilômetros (140 milhas) de distância da fronteira com o Afeganistão. Na segunda-feira a administração Obama  entregou um pedido formal ao Irã para o retorno do drone.

"Obama está ignorando o fato de que um drone espião tem violado o espaço aéreo do Irã e de acordo com o direito internacional esta é uma violação [da lei]", disse Boroujerdi. O legislador iraniano acrescentou que os americanos não solicitaram oficialmente o retorno do drone, uma vez que o documento deve ser enviado através do embaixador da Suíça para o Irã e "isso não aconteceu ainda." Boroujerdi disse que os EUA devem "pagar uma compensação por a violar o espaço aéreo do Irã ", além de pedir desculpas à República Islâmica.
  

Comentários