segunda-feira, fevereiro 13, 2012

O Silo ( ou Arca ) Global de Sementes de Svalbard

Coordenadas = 78°13'45.32"N 15°23'43.24"L
Em 19 de Junho de 2006 os primeiro-ministros da Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia participaram da cerimônia de inicio das construções do Svalbard Global Seed Vault (Silo Global de Sementes de Svalbard), "colocando a primeira pedra". É o maior silo para sementes do mundo, construído próximo à vila de Longyearbyen, no remoto arquipélago Ártico de Svalbard, a apenas cerca de 1120 km ao sul do pólo norte. Foi escolhido por ser um lugar a salvo das possíveis alterações climáticas causadas pelo aquecimento global e/ou quaisquer outras causas.

O Silo Global de Sementes de Svalbard tem como objetivo salvaguardar a biodiversidade das espécies de cultivos que sirvam como alimento para as populações do mundo e seus países. O Silo de Svalbard preservará cerca 90% das sementes conhecidas existentes no mundo, doadas pelos países produtores.

A caixa forte de sementes, conhecida também como Caixa Forte de Sementes "Fim do Mundo", consiste em três câmaras, e está localizado à saída de Longyearbyen e do Aeroporto Longyear diretamente oposto. A instalação é cerca de 130 metros acima do nível do mar em túnel de 120 metros de montanha a dentro, em uma situação de arenito estável. Cada uma das três câmaras subterrâneas é de cerca de 1200 metros cúbicos (20 metros de profundidade, 10 metros de largura e 6 metros de altura). O local até agora abaixo do solo garantindo temperatura fria e estável para o futuro próximo e é alto o suficiente, acima do nível do mar, para garantir a instalação contra qualquer aumento no nível do mar como resultado do aquecimento global. Em uma época de mudanças climáticas, esta é igualmente uma questão global.

O Vault Svalbard Global de Sementes abriu oficialmente 26 de fevereiro de 2008, quando recebeu seu primeiro carregamento de 100 milhões de sementes, originários de mais de 100 nações diferentes.

O silo é uma apólice de seguro global, assegurando que uma grande variedade de culturas alimentares sobreviva a ameaças como doenças, pragas, secas e outros desastres naturais e aquecimento global. Por: Sinaisreais.blogspot.com

0 comentários :

Blogger Template by Clairvo