Especialista americano diz que Irã terá bomba atômica em 4 meses!


Especialista americanos advertem que o Irã dispõe de quantidade suficiente de urânio enriquecido a 3,5% para no prazo de quatro meses obter urânio altamente enriquecido capaz de produzir uma bomba atômica.


“Está claro que o Irã poderá produzir uma bomba atômica muito rapidamente se decidir”, declarou Stephen Rademaker, especialista do centro de reflexão Bipartisan Policy Center à comissão de Defesa da Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos.

A conclusão foi baseada nas contas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que acredita que Teerã tenha, ao menos, 3.345 kg de urânio enriquecido a 3,5%, “o suficiente para construir duas bombas atômicas”. Com esta reserva, o prazo estimado de construção seria de 35 a 106 dias.

Para ser utilizado em uma bomba atômica, o urânio 235 deve ser enriquecido a cerca de 90%.

QUATRO MESES

Para David Albright, presidente do Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional (ISIS), serão necessários “ao menos quatro meses” para que o Irã “tenha urânio suficiente de qualidade militar” para fabricar uma bomba.

Nas usinas de Natanz e Fordo, mais de 9.000 centrífugas iranianas produzem 158 quilos de urânio enriquecido a 3,5% anualmente, um ritmo três vezes mais elevado que antes dos ataques cibernéticos, em 2009, contra estas máquinas por meio do vírus Stuxnet, revelou Stephen Rademaker.

“Até o final do ano”, o Irã terá suficiente urânio enriquecido a 20% –limite fixado pela regulamentação internacional– para fabricar uma bomba “em oito dias”, um prazo que David Albright aumenta para “o mínimo de um mês”.
(Com Agência France Presse)
Fonte: O verbo

Comentários