terça-feira, abril 09, 2013

Dívida da China prestes a sair do controle. Estoques dos bancos cai abaixo do valor contábil

F. Michael Maloof

WASHINGTON - A "bomba" da dívida da República Popular da China está prestes a " explosão" já que o país passa por sua própria crise bancária pouco conhecida, juntamente com excesso de capacidade e de inflação, um proeminente economista de Hong Kong diz em um relatório.

Larry Lang disse que a crise bancária chinesa começou no ano passado com estoque no Banco de Comunicações caindo abaixo de seu valor contábil.

Ele atribui a crise bancária para os governos locais de todo o país o calote em suas dívidas, a partir de Xangai para as províncias de Sichuan e Yunnan.

A crise bancária que foi acontecendo na China fora da vista pública ocorreu em cerca de 16 bancos, onde os preços das ações caíram abaixo do valor contábil, Lang disse, algo que não aconteceu em outros países, sublinhando a sua gravidade potencial.

Ao mesmo tempo, Lang disse, o que ele chama de um "sistema bancário sombra", que inclui empréstimos privados, de crédito corporativo e financiamento subterrâneo semelhante está enfrentando sérios problemas.

"O sistema bancário sombra é preferido por muitas empresas locais, imobiliárias e fabricantes, e tem cerca de 30 trilhões de yuans de empréstimos no mercado", disse ele. Trinta trilhões de yuans é equivalente para US $ 4,8 trilhões.

” Lang disse que o sistema bancário sombra em breve irá acumular muitas dívidas e ele vai se tornar "uma outra terrível crise financeira para a China."

Autoridades do Banco da China tem admitido que o sistema bancário sombra semelhante oferece "enormes riscos" à banca da RPC e sistemas financeiros.

Avaliações externas semelhante advertiram sobre crise financeira iminente da China. Nomura Holdings, Inc., emum relatório, disse que a economia chinesa estava mostrando sinais semelhantes como os que causaram a crisefinanceira de 2008 no Ocidente.

Analistas dizem que um dos problemas tem sido as grandes quantias de dinheiro envolvidas no mercado imobiliário, com um financiamento local, que por sua vez tinha vindo de grandes bancos. Em muitos casos, esses empréstimos não podem ser pagos de volta e vai se tornar dívidas incobráveis.

Com os preços das ações dos bancos caindo drasticamente, os bancos estão rapidamente se tornando insolventes e experimentando a falência. www.wnd.com

0 comentários :

Blogger Template by Clairvo