sexta-feira, julho 05, 2013

Cientistas dizem ser possível o transplante de cabeça humana


O transplante de cabeça até agora só foi visto em filme. Reconectar milhões de fibras nervosas, o sistema circulatório, os ossos e tecidos com sucesso era impensável até mesmo para a evoluída medicina atual. Entretanto, na opinião do cientista italiano Sergio Canavero, as condições tecnológicas para executar tal transplante não estão assim tão distantes, talvez no máximo, alguns poucos anos.

O projeto HEAVEN/GEMINI, dedicado exclusivamente a pesquisa do transplante de cabeça, assegura que os principais obstáculos técnicos já foram superados através da engenharia celular. Desta forma, uma operação de transplante de cabeça seria baseada apenas no corte (limpo e pouco traumático) da medula espinal, com o paciente em estado de hipotermia profunda a fim de proteger as estruturas cerebrais.

Depois, vedando a membrana fusogênica, os pontos nervosos seriam fundidos entre a cabeça transplantada e o corpo receptor. Apesar de ainda não haver sido executado, varias cabeças estão dedicadas a que a hipótese se transforme, brevemente, em realidade.

0 comentários :

Blogger Template by Clairvo