Aviões Drones com motores nucleares poderão voar meses sem parar


Forças Armadas querem usar reator nuclear para fazer veículo voar por muito tempo sem precisar ser reabastecido.

Já imaginou como seria voar em um avião que não precisasse fazer nenhum tipo de parada? Em um mundo ideal, as escalas para que o piloto possa descansar ou substituir a tripulação já fatigada não existiriam e o tempo de voo até o destino final seria menor do que o que acontece hoje em dia. Embora pareça algo fantasioso, essa realidade pode estar mais próxima do que muita gente imagina.


O exército dos Estados Unidos está desenvolvendo um conceito de aeronave militar não tripulada capaz de percorrer distâncias enormes sem nenhuma pausa. Para isso, a solução encontrada foi substituir o combustível por um pequeno reator nuclear, o que viabilizaria as longas viagens ininterruptas.

A novidade está sendo feita em uma parceria das Forças Armadas norte-americanas com a Sandia National Labs e deve usar hélio refrigerado para manter a temperatura do motor em um nível estável. Isso significa que teríamos um equipamento mais resistente e duradouro, pois manteria o metal longe de seu ponto de fusão. Por maior que seja a energia liberada, o gás conseguiria evitar qualquer problema.

No entanto, viabilizar esse tipo de projeto não é tão simples. Por usar material radioativo como combustível, a existência de um veículo assim envolve várias questões políticas, principalmente em um momento em que Ocidente e Oriente vivem travando discussões sobre esse tipo de coisa.

Se um avião norte-americano cair em solo iraniano, por exemplo, o incidente nuclear pode se transformar no pretexto para um conflito, já que as suspeitas de sabotagem e ataque proposital inevitavelmente aparecerão.

Fonte: tecmundo.com

Comentários