Aldous Huxley em seu último discurso - Admirável Mundo Novo

Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo, e irmão de Julian Huxley (que esteve envolvido em projetos médicos, com propósitos de redução populacional, como esterilização e larga escala), em 1962 pouco antes de morrer, deu um discurso na universidade de Berkeley, admitindo que seu livro o best-seller Admirável Mundo Novo escrito em 1932, não estava baseado em ficção, e sim no que a elite estava planejando implementar:

"Aqui eu gostaria de comparar brevemente a parábola de Admirável Mundo Novo com outra parábola que foi apresentada mais recentemente, no livro "1984" de George Orwell.

Estou inclinado a pensar que a ditadura científica do futuro, e penso que haverão ditaduras científicas em muitas partes do mundo, terão provavelmente um padrão muito mais próximo de Admirável Mundo Novo que do padrão de "1984" e que estará mais perto dele não por intenções humanitárias dos ditadores científicos, mas simplesmente porque o padrão de Admirável Mundo Novo é provavelmente mais eficiente que o outro, mas se eles podem fazer as pessoas dar seu consentimento com o estado atual das condições em que estão vivendo, o estado da servidão, o estado do ser.

Bem, me parece que a natureza da última revolução, com a que agora nos enfrentamos, é precisamente isso - estamos no processo de desenvolvimento de uma série de técnicas que proporcionem o controle da oligarquia, que sempre existiu e que presumivelmente sempre existirá, para fazer com que as pessoas na realidade amem ser seus servidores.

As pessoas podem ser treinadas para que desfrutem do estado das coisas, que, sob um padrão decente é suposto que eles não devem desfrutar, e estes métodos, eu penso, que são o aperfeiçoamento dos velhos métodos de terror, porque eles combinam métodos de terror com métodos de aceitação. Bem, logo estão os outros métodos como por exemplo o método farmacológico.

Esta foi uma das coisas das que falei em Admirável Mundo Novo e o resultado será esse... Podes imaginar uma euforia que poderá fazer as pessoas completamente felizes, mesmo nas mais abomináveis circunstâncias, me refiro, ao que estas coisas possibilitam."


Comentários