Catalisador de hidrogênio - energia limpa e sem limites

Usando a energia solar, seremos capazes de retirar o hidrogênio da água para alimentar os nossos carros, casas e fornecer mais energia as nossas indústrias que consomem energia intensiva e que hoje poluem mais.

Nós estamos acompanhando Daniel Nocera e as notícias sobre suas invenções por um longo tempo, e esta é a melhor noticia produzida até agora.

Nocera diz que, quando concluído, o dispositivo será capaz de alimentar com energia uma casa usando apenas uma garrafa de água. 

Inventor do Catalisador de hidrogênio assina contrato com Tata Group da ÍNDIA

Ele estima que a necessidade mundial de eletricidade atual se estende até 14 terawatts, com a perspectiva de aumentar para 16 TW até 2050. Ele também afirma que será capaz de suprir todas as necessidades do mundo usando apenas uma poça de água por dia.

O Professor Daniel Nocera, do MIT- Massachusetts Institute of Technology, o inventor de um tipo de eletrólise que imita a fotossíntese das plantas, e Ratan Tata, o CEO do Grupo Indiano TATA GROUP, assinaram um acordo de financiamento permitindo que o grupo Tata venha a comercializar a invenção de Nocera, que produz energia a partir da água.

Ratan Tata (esquerda) e
Daniel Nocera da Nocera Sun Catalytix
O Grupo Tata assinou o acordo que deve ser capaz de garantir a construção de uma planta de pequena usina do tamanho de uma geladeira em cerca de um ano e meio. Embora a pesquisa ainda esteja em seu início, o plano de Nocera e Tata é baseado no que foi realizado até agora.

Nocera diz que, quando concluído, o dispositivo será capaz de alimentar com energia uma casa usando apenas uma garrafa de água. Ele estima que a necessidade mundial de eletricidade atual se estende até 14 terawatts, com a perspectiva de aumentar para 16 TW até 2050. Ele também afirma que será capaz de suprir todas as necessidades do mundo usando apenas uma poça de água por dia.

Embora pareça impossível, tem havido inteiras gerações de cientistas que, desde o início do século 20 sonhava para dividir a água de forma eficiente em termos energéticos, e usar qualquer tipo de água para essa matéria. Nocera finalizou seu primeiro trabalho satisfatório na área com o seu trabalho apelidado de “folha artificial” cerca de um mês e meio atrás, revestido com uma solução apropriada de cobalto e fosfatos, para um jarro de água e estimulou a gerar energia em nível de eficiência que agora ultrapassa os níveis de captação de energia dos painéis solares.

Mais detalhes técnicos da invenção, naturalmente, não foram revelados ainda, por causa do contrato entre a empresa de Nocera, a Sun Catalytix e o TATA GROUP. Ainda assim, se o contrato produzir resultados satisfatórios, todos os anos que Daniel Nocera passou estudando como fazer “folhas artificiais” (para gerar a eletrólise e obter hidrogênio em abundância), Tata e toda a humanidade estará em uma situação extremamente vencedora (será o fim da poluição e teremos capacidade infinita de gerar energia de uma forma limpa).


Sol, um reator de fusão de hidrogênio

Usando a energia solar, seremos capazes de retirar o hidrogênio da água para alimentar os nossos carros, casas e fornecer mais energia as nossas indústrias que consomem energia intensiva e que hoje poluem mais. Nós estamos acompanhando Daniel Nocera e as notícias sobre suas invenções por um longo tempo, e esta é a melhor noticia produzida até agora.

P.S. – O hidrogênio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo. Estrelas (os Sóis) na sequência principal são compostas primariamente dehidrogênio em seu estado de plasma.

O hidrogênio elementar é relativamente raro na Terra, e é industrialmente produzido a partir de hidrocarbonetos presentes no gás natural, tais como metano, após o qual a maior parte do hidrogênio elementar é usada “em cativeiro” (o que significa localmente no mesmo lugar de sua produção).

Os maiores mercados do mundo fazem uso do hidrogênio para o aprimoramento de combustíveis fósseis (no processo de hidrocraqueamento) e na produção de amoníaco (maior parte para o mercado de fertilizantes). Ohidrogênio também pode ser obtido por meio da eletrólise da água, porém, este processo é atualmente dispendioso, o que privilegia sua obtenção a partir do gás natural.

Comentários