A agência de espionagen britânica GCHQ monitora as comunicações globais


A agência de espionagem britânica GCHQ tem acesso à rede mundial de comunicações, armazenamento de chamadas, mensagens no Facebook e histórias na Internet - e compartilha (através do projecto "Tempora") esses dados com a National Security Agency (NSA) norte-americana. O novo escândalo foi tornado público igualmente por Edward Snowden que o revelou ao jornal britânico The Guardian.

A Rede de Telecomunicações da GCHQ é capaz de processar grandes quantidades de informação específicas de pessoas completamente inocentes, incluindo gravações de telefonemas e leitura de mensagens de e-mail - "Não é apenas um problema dos EUA - o Reino Unido é um enorme caniche de estimação na luta dos Estados Unidos pelo controlo ditatorial da população global" disse Snowden ao Guardian.
"Eles [GCHQ] são ainda piores do que a NSA dos EUA!".
O quartel-general da Agência Governamental de Comunicações situada em Cheltenham, Gloucestershire, tem dois programas diferentes, que visam a realização dos monitoramentos on-line e por telefone - Global Telecoms Exploitation na categoria de "Mastering the Internet", tendo sido ambos implementados e geridos na ausência de qualquer conhecimento público, apurou o The Guardian.

Comentários